Longe vai o tempo em que o desporto era do Povo. Expressões como “Futebol é o desporto do Povo” tendem a cair em desuso. Hoje em dia para uma pessoa assistir a um espectáculo desportivo para além de disponibilidade, precisa de “capital”.
Para assistir a um espectáculo ao vivo, é necessária disponibilidade para a deslocação e capital para o bilhete. Como todos sabemos a maioria dos portugueses tem pouca disponibilidade e pouco dinheiro, ou seja, não têm o privilégio de assistir a um espectáculo ao vivo.
A solução dos portugueses foi sempre a mesma: ver desporto na televisão. Aproveitar a transmissão dos jogos de Futebol na RTP 1, agora na TVI, e assistir aos outros eventos desportivos nas tardes de fim-de-semana na RTP 2. Até que surgiu o “bicho-mau”, a Sport TV.
Com o surgimento da Sport TV, e agora da Sport TV2, assistir a desporto na televisão descodificada é cada vez mais difícil. Só é possível assistir aos jogos das selecções nacionais, pois é considerado serviço público e por Lei têm que ser transmitidos por canais descodificados. Também é possível assistir a alguns, mas poucos eventos desportivos. Por exemplo, no Futebol podemos assistir a um jogo por jornada da Liga Betandwin na TVI, e da Liga dos Campeões na RTP, e a alguns eventos desportivos na RTP 2, mas poucos.
Actualmente, ver futebol é na Sport TV, ver Andebol é na Sport TV, ver Basquetebol é na Sport TV, agora até a Fórmula 1 já é na Sport TV, e daqui a uns anos até o jogo da malha é na Sport TV... ou seja, o desporto é para os ricos, e o povo se quer ver desporto pode sempre ver os eventos realizados no seu bairro, pois esses, por enquanto, ainda são gratuitos e resta-nos aproveitar o pouco desporto que ainda está acessível a todos.
O pior é que a Sport TV faz o que quer e nós temos que aceitar, ou seja, o Desporto que sempre foi do povo, que sempre foi livre para ricos e pobres está a tornar-se dos grandes “papões” do capital que vêem o desporto apenas como um meio de ganhar dinheiro e não como um meio de diversão, alegria, como um espectáculo.
Tenho pena mas esta é a triste realidade do Desporto em Portugal e no Mundo.
No comments:
Post a Comment