Thursday, May 24, 2007

Para o Ano há mais...

Acabou o campeonato. Para o ano há mais…. O Porto realizou uma época estranha mas conseguiu resistir a tudo e foi campeão. Os três grandes tiveram grandes momentos mas foram bastante irregulares.

SL Benfica
O SL Benfica começou mal, demorou a estabilizar mas fez um início de segunda volta excelente. Contudo depois do empate com o Porto desceu bastante o nível do seu futebol e obteve vários empates que prejudicaram a sua luta pelo título.


Para o mau início muito contribuiu a má pré-época, pois o Treinador Fernando Santos não sabia como seria constituído o plantel, quem ia sair e quem ia entrar (este ano convém decidir isso cedo). Depois houve uma grande indefinição do sistema táctico, culpa do Treinador e das Forças de Pressão que insistiram que ele mudasse, quando com estes jogadores a táctica mais eficaz e dinâmica é o 4-3-1-2.

Outras questões que prejudicaram o Futebol do Benfica foram a venda de Ricardo Rocha, a lesão de Luisão, o castigo de Nuno Assis, e o baixo rendimento de Katsouranis na recta final do campeonato. Estes factores foram muito sentidos pois não existiam substitutos à altura, a equipa não tinha um banco à altura das necessidades.

Contudo quando tinha os jogadores em forma o Benfica jogou bastante bem e com bons resultados. É importante destacar o desempenho do Luisão, Katsouranis e Simão. Foram os jogadores mais consistentes ao longo da época. Destaque ainda para o Miccoli pela ponta final do campeonato. Devia jogar sempre assim.

O Benfica se quiser alcançar algo mais precisa de equilibrar a sua equipa, precisa de um central, um defesa-direito, um médio polivalente, o regresso do Nuno Assis, e dois bons Avançados. Deve também apostar em 3 ou 4 jovens de qualidade que tem nos Juniores.


Sporting CP
O Sporting começou bem, teve uma fase menos boa a meio do campeonato em que obteve muitos empates, mas acabou o campeonato a jogar o melhor futebol do campeonato. De destacar a defesa desta equipa, principalmente no final da época. Com Tello e Abel nas alas a defesa manteve a consistência defensiva e passou a ter maior importância no desenvolvimento atacante da equipa. Os maiores destaques desta equipa vão para Veloso e Moutinho, são os senhores do meio-campo, fazem com que a equipa jogue bem, bonito e com segurança.


Mas, se Sporting quiser alcançar algo mais (este ano ainda pode conseguir a Taça) precisa de equilibrar a sua equipa, tem muitos jovens de qualidade mas precisa de mais experiência e de maior regularidade. É essencial comprar um avançado para fazer companhia a Liedson, um médio – ala que permita mudar de sistema táctico a meio do jogo e flanquear melhor o seu futebol, um 10 que faça concorrência a Romagnoli (se este continuar em Alvalade) e dois defesas laterais para serem suplentes de Tello e Abel.
Para tal, o Sporting tem duas opções: ou vai ao mercado ou vai à Academia.


Porto
O Porto merece os Parabéns porque é o Campeão. Começou o campeonato a ganhar, sem medos, e fez uma primeira volta espectacular. Na segunda volta caiu de rendimento, mas mesmo assim aguentou a pressão e por isso foi um justo campeão


Desta equipa convém destacar os desempenhos de Pepe, Paulo Assunção, Lucho, Quaresma e Adriano. Estes jogadores foram a base da equipa no caminho para o título. Destaque ainda para Andersson, um jogador excelente, mas que passou metade do campeonato lesionado.

Contudo, esta equipa também não é equilibrada, precisa de um defesa-esquerdo pois Fucile é uma adaptação, de dois extremos de qualidade, pois só tem Quaresma e Lisandro, e um ponta de lança de grande qualidade.

O Porto tem capital, agora precisa é de saber comprar.


Outros Destaques
Na Primeira Liga temos de destacar os excelentes campeonatos de Belenenses e Paços de Ferreira. Conseguiram jogar bom futebol, amealhar pontos, e atingir um lugar que dá acesso às competições Europeias. O Belenenses ainda atingiu a final da Taça de Portugal.


O Belenenses com uma equipa bem estruturada por Jorge Jesus conseguiu realizar um óptimo campeonato. O Paços com uma equipa barata e bem organizada por José Mota apostou num futebol simples e eficaz conseguiu fugir à despromoção e chegar à Europa.

Ainda de realçar as prestações do Braga e Estrela da Amadora. O Braga fez uma época positiva mas esperava-se mais. O Estrela após um início desastroso, com apenas um ponto em 9 jornadas, não despediu o treinador e acabou num excelente 9º lugar.

Por fim, os Parabéns ao Leixões e ao Guimarães que vão trazer mais público e mais emoção à Primeira Liga.

2 comments:

Anonymous said...

Penso k foste de encontro ao principal nas 3 ekipas...se bem k o nosso benfica tem de parar de espremer os jogadores para evitar as lesoes graves...vejamos, a lesao do luisao é reflexo da saida do ricardo rocha e entrada de um menino, k embora bom n oferecia ainda garantias, resultado espremes o luisao (kt tempo terá jogado com problemas?), o nuno assis, eu gosto mt de o ver jogar acelera o jogo, nk pára kieto, cmo se explica k n tendo ele cumprido apenas 1 semana de castigo axu eu...fike suspenso este tempo todo??num caso k sp levantou duvidas??
O Derlei vinha de ferias e lesao, mt vontade mas pouca condiçao, o miccoli e o nuno gomes foram jogando lesionados o tempo k aguentaram...um foi operado, o outro foi-se lesionando mas terminou bem a epoca. O katsouranis, para mim a melhor contrataçao do Benfica dos ultimos anos, é um senhor...mas kem aguenta akela alta rotaçao durante um ano inteiro??ninguem...kd o fernando santos o começou a tentar poupar...a Grecia nao o fez...resultado tb tiraram o sumo ao rapaz! O simao...lesionado treinou pa ver se podia jogar com o porto...acabou na faca...Para nao falar aki no nosso maestro, k lhe estragaram e a nós o ano do regresso ao Benfica com um filme digno de equipa dos distritais em Portugal...

Foram muitos os factores que levaram a esta recta final forçada, em sofrimento, mas tb fomos longe na taça Uefa e se assim nao fosse podia ter sido diferente...nao poderia o Benfica escolher?tentar uma gestao de equipa, visto nao ter plantel pa atacar todos os titulos?

Ano que vem, ja vem um bom central, duro mas nao maldoso, forte na dobra, versatil, e rapido, o Zoro...o Anderson nao tem estofo para o Benfica,e podia render algum...olhando ainda mais, o José Fonte e o Amoreirinha, sendo que o primeiro promete...nao seria bom integrá-los no plantel?
O Miccoli tem de ser agarrado, e o Yu Dabao integrado nos trabalhos com os seniores...de resto nao ha duvidas, é bom k o benfica compre um avançado possante e com faro de golo...e 2 extremos...o Fabio Coentrao vem, é promessa, mas o Manu, que prometia n se livra dos nervos de representar um grande...o Paulo Jorge so ajuda kd está bem fisicamente...o Marco Ferreira se nao é aposta tem de ir embora...

Abraço e continua!!!

Anonymous said...

Concordo com tudo o que foi dito, dentro dos parâmetros da pesca do bacalhau na Noruega, mais especificamente ao largo do Fiorde de Bokna.