Friday, April 07, 2006

O Verdadeiro Jogo

Este fim-de-semana joga-se em Alvalade o Sporting – Porto. Para muitos este jogo pode decidir o Título da Liga Betandwin 2005-2006. Mas será que este jogo retrata o que é o verdadeiro jogo? Retrata o que é o futebol?

Muitos devem estar agora a pensar que coloco esta questão por ser Benfiquista, mas neste texto não existe Benfica, Sporting, Porto, nem qualquer clube. Neste texto quero apenas dizer que o futebol que vemos na televisão e nos campeonatos é apenas uma pequena amostra do que é futebol. Nos estádios vemos apenas pequenas amostras do que é o verdadeiro espírito do futebol, como vimos em Barcelona quando Ronaldinho, sem querer, tocou na cara de Rocha e depois ao ver o seu colega de profissão magoado, parou o jogo. Mas mesmo com estes pequenos gestos, o futebol que vemos não é o verdadeiro futebol.

Poucas pessoas no mundo percebem o que é o verdadeiro futebol. As pessoas que percebem e vivem o verdadeiro futebol tornam-se verdadeiras “crianças” e absorvem e aproveitam toda a beleza deste jogo.

O verdadeiro futebol é jogado nas ruas, é jogado pelas “crianças” em todo o Mundo. “Crianças” que vêem o futebol como uma diversão, como um meio para serem felizes. São estas “crianças” que vivem e jogam o verdadeiro jogo.
Com acontece na Serra Leoa, em que duas "crianças" adultas ,na foto, vivem o verdadeiro espírito do jogo.

Todos esperamos que este fim-de-semana se assista a uma belo espectáculo de futebol em Alvalade , mas não podemos esquecer que o futebol é mais que um desporto.

Frase do dia: “Futebol é mais que um desporto, é um jogo, uma brincadeira.”



Foto retirada do Site da RTP, com assinatura EPA.

1 comment:

Anonymous said...

O verdadeiro futebol está nas ruas, nos subúrbios e nos descampados. É aí que os verdadeiros futebolistas, com poucas condições, fazem desse desporto uma arte. A arte que não é um negócio, uma arte que não se submete à ordem dos patrocinios e à submissão mediática.

Força aí, ó imperador!