Monday, April 24, 2006

Porto campeão

Justo? Sim. Um campeão é sempre justo pois consegue ao longo de 34 jornadas ser a equipa mais forte e regular.

O Porto começou a ganhar na pré-epoca, o regresso de Paulo Assunção, as contratações de Lucho, Helton e Lisandro foram fundamentais para a conquista do título. Analisando os valores individuais não há dúvida de que o FC Porto é a equipa mais forte, e tem o plantel mais equilibrado e com mais soluções, basta olhar para o banco do FC Porto e ver jogadores como Vítor Baia, Marek Cech, Ibson, Ivanildo e Hugo Almeida, todos jogadores de grande qualidade.

A segunda fase mais importante para o título foi a derrota com o Estrela da Amadora. Apesar de após esta derrota o Porto continuar em primeiro, o Mister Co Adriaanse decide mudar o sistema para um ofensivo 3-4-3. Considero que este sistema apesar de encontrar grandes dificuldades contra equipas que possuam valores individuais ao nível dos do Porto, porque não se consegue impor. Ao ter apenas 3 jogadores no meio-campo pode não conseguir controlar o jogo, mas até nisto Co Adriaanse reparou, e no confronto contra o Sporting apostou em Jorginho para equilibrar o meio-campo em vez de Adriano. Mas contra equipas mais fracas este sistema torna-se bastante eficaz, pois essas equipas face ao pendor ofensivo do Porto jogam bastante recuadas e não conseguem partir para o ataque, e como consequência o Porto domina o jogo e depois o talento dos jogadores faz o resto.

Co Adriaanse descobriu o sistema ideal para vencer em Portugal, e merece os Parabéns, pois o Porto foi a equipa mais forte.

No comments: